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Home-office: empresa presta auxílio gratuito na PB

Empresa, do sertão do estado, assessora aqueles que precisam acessar, de casa, os computadores do trabalho. Mesmo quem não precisa ter esse apoio específico deve ter alguns cuidados na hora de trabalhar por essa modalidade.

Com a pandemia do novo Coronavírus,  algumas empresas passaram a aderir à modalidade home-office (trabalho em casa) como alternativa. A equipe do “Ideia Positiva” buscou informações com a Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e, apesar da entidade não possuir dados oficiais sobre este crescimento, na atual conjuntura, registra a procura das empresas em caráter emergencial e orienta os empresários. Na Paraíba, tem empresa prestando serviço gratuito a quem deseja acessar, de casa, os computadores do trabalho. Mas, mesmo quem não precisa ter esse acesso específico deve ter alguns cuidados na hora de trabalhar por essa modalidade.

“Estamos fornecendo serviços de VPN (Virtual Private Network) para home-office gratuito pelos próximos 30 dias a todos os clientes que necessitarem acessar, de casa, os servidores de computador dos seus respectivos locais de trabalho”, declarou Marcelo Martins, da AM3 Soluções.

Segundo ele, os funcionários de sua empresa também trabalharão de forma remota, a partir deste sábado (21).

“O suporte e a parte administrativa da AM3 Soluções trabalhará remotamente, isso significa que suporte, treinamento ou instalações serão realizadas exclusivamente pela internet ou telefone”, complementou. O objetivo é atender às recomendações dos órgãos de saúde para frear o avanço do coronavírus.

Marcelo salientou que é importante estabelecer normas, capacitar os trabalhadores para atuar nesta modalidade e manter uma constante comunicação com a equipe.

“Por mais que não seja possível aplicar o trabalho remoto em todas as áreas da empresa, sempre haverá algum departamento onde isto é possível, dependendo, claro, da realidade da empresa”.

Startup que atua home office aumenta número de clientes

Em São Paulo, Alfredo Salles, fundador da Trialead (uma startup de consultoria especializada na busca de leads por intermédio do marketing digital) cresceu em 300% na procura de clientes, na última semana. Na prática, a empresa, que sempre atuou home office, busca o consumidor-alvo e repassa o contato do mesmo para que o cliente finalize o processo de captação.

 

Com mais de 14 anos de experiência na área de consultoria, Salles indicou ao “Ideia Positiva” alguns pontos fundamentais para que as empresas obtenham resultados estratégicos com o trabalho home office, mesmo diante de uma pandemia.

  1. Foco

O home office não depende do local onde se trabalha, mas da mente da pessoa. É preciso ter foco no trabalho para alcançar resultados e dar conta da demanda de serviço.

  • Disciplina

A maioria das pessoas hoje contam com uma boa provedora de internet que já é o suficiente para realização do trabalho em casa. Entretanto, é precisa se atentar, evitar distrações, uso excessivo das redes sociais ou qualquer atividade que não seja relacionada ao trabalho durante o expediente.

  • Lista de tarefas

Para muitas pessoas, ficar em casa e focar pode ser algo complicado. Além do foco e da disciplina é preciso certa organização. Uma alternativa é realizar uma lista com as atividades que devem ser feitas. Isso ajuda na conclusão de tarefas diárias e no alcance de resultados.

  • Ambiente adequado

Escolher um bom local para se trabalhar é fundamental. É preciso ter cuidado e evitar ambientes com muitos ruídos ou propensos a distrações como na frente da televisão, com o rádio ligado ou até mesmo logado nas redes sociais. As pessoas precisam entender que estão em horário de trabalho.

  • Oxigenação de mindset

Ficar confinado em um único cômodo trabalhando por um longo período não é uma boa ideia. É fundamental que a cada meia hora a pessoa faça uma pausa, dê uma volta e depois retorne para trabalhar, isso faz bem para o profissional e auxilia na produtividade.  (Com informações da Passo Avanti Assessoria)

Por Richelle Bezerra, publicado originalmente em: http://ideiapositivaonline.com/

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Codecom UEPB oferta curso on-line de marketing digital para pequenas empresas e profissionais liberais

“A Coordenadoria de Comunicação (Codecom) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) vai ofertar, de 31 de março a 5 de maio, um curso on-line gratuito de Marketing Digital para pequenas empresas e profissionais liberais. A atividade será ministrada pelo publicitário e técnico administrativo da UEPB, Emerson Saraiva, com aulas nas terças-feiras, às 20h, por meio de grupo no Facebook.

Os interessados em participar da iniciativa devem acessar o endereço https://www.facebook.com/groups/cursomarketingdigitaluepb e entrar no grupo através do qual serão ministrados os conteúdos. O objetivo do curso é capacitar empreendedores e profissionais das mais diversas áreas para gerenciar suas marcas no universo digital, por meio de conhecimento sobre estratégias, técnicas e ferramentas nas mídias digitais e redes sociais.”

Texto publicado originalmente em: http://www.uepb.edu.br/codecom-uepb-oferta-curso-on-line-gratuito-de-marketing-digital-para-pequenas-empresas-e-profissionais-liberais/

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Programa oferece 10 mil bolsas em cursos online de TI para mulheres

Por conta do mês da mulher, até o fim de março as interessadas no ramo da tecnologia da informação poderão receber capacitação gratuita! A plataforma Impulso Network juntamente com o centro educacional Digital Innovation One oferecem bolsas de estudos em cursos online sobre TI.

Crédito: IStock/FG TradeBolsas em cursos online sobre TI para mulheres

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI são mulheres. As profissionais de TI do sexo feminino têm grau de instrução mais elevado do que os homens do setor no Brasil, mas, mesmo assim, ganham 34% menos do que eles.

A ação tem como objetivo aumentar o número de mulheres neste setor, ainda hoje dominado por profissionais homens. Então se você, mulher, quer ser programadora ou desenvolvedora de softwares, não deixe de fazer seu cadastro neste link.

Os cursos são online com carga horária de 80 horas e certificado de conclusão. As alunas terão aulas de Javascript, HTML, banco de dados, entre outras tecnologias essenciais do mercado. Depois de formadas, as aulas poderão ser conectadas com oportunidades de trabalho remoto como devs e, inclusive, poderão ser contratadas pela Impulso.

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Como minimizar o impacto do coronavírus na sua empresa

Diante do cenário de pandemia, é inegável o impacto que o coronavírus vai causar nas empresas, sobretudo nos pequenos negócios.

Dê play para ouvir o texto!

Para passar por esse período conturbado, as empresas devem tomar medidas que visam minimizar o impacto econômico causado pelo coronavírus.

Pensar estrategicamente nas ações a serem tomadas podem definir o futuro das empresas pós-crise do coronavírus.

E a primeira medida a ser tomada é pensar na segurança e bem-estar dos colaboradores, clientes e parceiros. Os impactos econômicos vêm depois.

Mas, na prática, como minimizar o impacto do coronavírus na sua empresa?

Para que haja uma ação coordenada é necessário que seja montado um time de gestão de crise que pensará e agirá em todos os aspectos.

O que é preciso para minimizar os efeitos da crise do coronavírus nos negócios?

É de suma importância manter uma comunicação constante com os colaboradores e esclarecer os métodos de prevenção do coronavírus.

Medidas como incentivar os colaboradores a lavar bem as mãos, manter a higiene do local de trabalho impecável, cancelar viagens, eventos, evitar aglomeração de pessoas e garantir a higiene respiratória são fundamentais.

Se possível, ofereça aos seus colaboradores a opção de trabalho remoto. Vale salientar que é importante estabelecer normas, capacitar os trabalhadores para atuar nesta modalidade e manter uma constante comunicação com a sua equipe.

Por mais que não seja possível aplicar o trabalho remoto em todas as áreas da sua empresa, sempre haverá algum departamento onde isto é possível, dependendo, claro, da realidade da sua empresa.

Gerenciamento de crise

O gerenciamento de crise nada mais é do que um método administrativo que visa reduzir prejuízos em decorrência de um evento inesperado. A gestão de crise é um complemento da gestão de riscos.

Crie uma equipe de gestão de crise

Quanto mais você antecipar possíveis cenários, mais preparado a sua empresa estará e mais confiança você terá na hora de agir.

A equipe de gestão de crise deve imaginar os piores cenários possíveis para que possam planejar um plano de ação, se preparar e assim minimizar o impacto do coronavírus no seu negócio.

É importante definir protocolos de comunicações, protocolos de ações e capacitar as pessoas que devem executá-lo.

Tenha em mente que você precisará de recursos humanos, financeiros e operacionais.

Se você possui um restaurante, por exemplo, é possível você trabalhar uma estratégia para implementar ou aumentar a opção de delivery no seu estabelecimento. Salientamos que os processos de higiene e prevenção devem ser rigorosamente cumpridos.

Trabalhe com fatos

Tenha sempre em mãos dados confiáveis sobre o andamento da crise do coronavírus. Esses são essenciais para fundamentar seu planejamento e enfrentamento da crise.

É importante frisar a importância de revisar constantemente o planejamento para adequá-los às mudanças que ocorrerem.

Dados sólidos também reforçam um elemento central do planejamento contra crises: a exploração de diferentes cenários e como eles podem afetar os negócios no curto, médio e longo prazo.

Comunique-se com seu público-alvo

Uma boa estratégia de comunicação para minimizar o impacto do coronavírus na sua empresa é abordar todos os públicos-alvo e deve estar centrada na segurança da sua força de trabalho e reforçar o espírito de solidariedade com a comunidade.

Reveja as suas regras de viagens, políticas de RH, planos de primeiros socorros e tome providências para segurança da sua equipe e dos seus clientes.

Reforce a importância de prevenção em suas redes sociais e deixe claro como sua empresa funcionará durante esse período.

Controle financeiro

As empresas que possuem uma boa saúde financeira estão mais preparadas para enfrentar esse momento, contudo a atenção ao fluxo de caixa deve ser redobrada.

Neste momento onde a geração de receitas são afetadas, diminuir os custos, postergar pagamentos não essenciais e renegociar vencimentos com seus fornecedores é fundamental para ter maior fôlego financeiro.

Se você tiver condições de pagar neste momento, pode valer a pena negociar com seus colaboradores férias coletivas e utilização de banco de horas, dispositivos previsto em lei que podem auxiliar a sua empresa neste momento.

Há movimentos que facilitam a captação de recursos para as empresas passarem por esse momento, contudo é essencial analisar os custos dessa alternativa.

Prepare-se para fechar

A melhor maneira de evitar a proliferação do coronavírus é o isolamento social. Essa medida visa diminuir a quantidade de casos simultâneos da Covid-19 para não sobrecarregar os hospitais.

Dito isto, algumas medidas do governo podem se intensificar e chegarmos ao estado de quarentena com o funcionamento somente de serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados.

Se sua empresa não possui nenhuma condições de trabalho remoto, o bom senso deve prevalecer e você deve parar de atender para evitar multas e preservar a segurança de todos.

Quais medidas econômicas o governo já tomou para combater essa crise?

Para combater a crise e minimizar os impactos do coronavírus nas empresas o governo anunciou algumas medidas como:

  • Adiamento de cobranças referente ao FGTS;
  • Redução de 50% nas contribuições do Sistema S;
  • Liberação de crédito para micros e pequenas empresas;
  • Adiamento de cobranças referente ao Simples Nacional;
  • Ajuda à companhia aéreas;
  • Auxílio ao profissionais autônomos;
  • Desoneração de IPI para bens importados e bens produzidos internamente que sejam necessários ao combate ao Covid-19;
  • Auxílio para trabalhadores que foram afastados devido a redução de jornada de trabalho.

Essas medidas emergenciais visam a preservação dos empregos e a proteção social dos trabalhadores.

Outras medidas deverão ser tomadas no decorrer da crise do coronavírus e, após a superação dessa crise, medidas de estímulo à economia como plano de estímulo à recuperação da demanda devem ser implementados.

Por fim, podemos concluir que não há receita pronta da melhor maneira como as empresas podem minimizar o impacto do coronavírus. O plano de ação da sua empresa deve ser revisado frequentemente e o bom senso deve prevalecer.

Preparamos um artigo com dicas completas para você administrar a sua empresa a distância, além de dicas de quais ferramentas utilizar e produtividade no trabalho remoto.

 

Texto publicado originalmente no blog da AM3 Soluções.

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Co City

“O objetivo deste projeto é apresentar uma solução que ajude, inicialmente, as empresas de João Pessoa a se manterem e manterem seus empregados nos postos de trabalho. Como já informado anteriormente, foi criado um grupo de trabalho para pensar em uma solução.

Pensando na recomendação crucial de evitar sair de casa, o grupo de trabalho propõe a criação de uma plataforma de marketplace (vendas online), chamada Co City, com integração a uma plataforma de delivery para que possibilite a entrega dos produtos nas residências dos clientes. Além da aquisição de produtos a plataforma pretende abrir espaço para quem quiser ofertar cursos online e outros serviços que dependerão da viabilidade de implantação.

Há custos para manutenção de uma plataforma como esta que, inicialmente, pode variar entre R$ 70 e R$ 200, a depender da demanda com o acréscimo de 2% sobre o valor da venda realizada.

Por enquanto a primeira versão da plataforma atenderá apenas empresas situadas na cidade de João Pessoa. Em seguida há pretensão de extensão para a grande João Pessoa e, quem sabe, para toda a Paraíba.

Caso seja do seu interesse, por favor preencher este formulário para que possamos desenvolver a plataforma de acordo com a realidade local.

Se possível, compartilha com outros empresários da cidade. Neste momento de união não existirá concorrência. Muitas famílias dependem apenas dos empregos que vocês proporcionam.”

https://forms.gle/5G8M1ZAMi6kVbuJF7

O grupo de trabalho conta com a participação do Gustavo Rabay, Jimmy Arbid, Dennison Augusto, Miguel Isoni Filho e Jardson de Souza

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#StartupsVsCovid19

🌎 Compartilhe a 2a versão do “Mapa de Startups para o COVID-19”  no link bit.ly/StartupsvsCovid2

🙋‍♂ São mais de 650 pessoas engajadas e quase 60 startups mapeadas que oferecem soluções que podem ajudar nesse momento.

🚀 O ecossistema de inovação brasileiro já está auxiliando no combate ao Coronavírus! Compartilhe suas soluções com a hashtag #StartupsVsCovid19

📊 Cadastre suas soluções (bit.ly/StartupsvsCovid2) e suas contribuições farão parte das próximas versões do mapa!

Essas com atuações diretas ao combate.

Fonte: https://www.linkedin.com/posts/governan%C3%A7aenovaeconomia_gonewstartupsvscovid19-activity-6645759212557258752-9s1q

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Último dia para realizar inscrição no InovAtiva Brasil

Último dia para você ir além e decolar sua startup!

​​​​​​​Última chamada para você que quer se inscrever no maior programa de aceleração de startups da América Latina! 

Em resumo, o programa oferece gratuitamente:

Preparação completa para deixar sua startup pronta para fazer negócios em todo Brasil:

– Acesse mentorias com especialistas do mercado
– Apresente sua startup para investidores
– Capacite sua empresa com treinamentos e cursos exclusivos

É a chance de você ficar ao lado de investidores, parceiros e potenciais clientes para desenvolver ainda mais o seu negócio!

Um clique vai mudar toda a história da sua empresa, inscreva-se já: https://www.inovativabrasil.com.br/

 

Dúvidas na hora da inscrição? Acesse a central  de dúvidas aqui.
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Inovativa Brasil: Última semana de inscrições para o ciclo 2020.1

Empreendedores que querem participar do maior programa de aceleração de
startups da América Latina terão até o dia 16 de março para se inscrever

O InovAtiva Brasil, maior programa de aceleração de startups da América Latina, está com inscrições abertas para a sua primeira edição de 2020. Visando capacitar startups para interagir com investidores e potenciais clientes, o programa atua em parceria com grandes empresas, incubadoras, executivos de renome e até mesmo com outras aceleradoras.

Entre 10 de fevereiro e 16 de março, os empreendedores que buscam conexão com o mercado e investidores devem se inscrever no site do programa. Serão escolhidas até 160 startups, de qualquer lugar do Brasil, em estágio de operação e tração, que desenvolvam soluções inovadoras em produtos ou
serviços.

Ao ser selecionada para participar do programa, a startup recebe mentorias, capacitações online e à distância, oficinas de pitch e participa no InovAtiva Experience, evento de encerramento do ciclo de aceleração que possibilita a conexão dos empreendedores com o ecossistema de inovação, incluindo
investidores, aceleradoras e grandes empresas. É um programa robusto que oferece o suporte necessário para o crescimento da empresa”, destaca o gerente de Inovação do Sebrae, Paulo Renato Cabral.

Para participar do programa, a empresa deve apresentar registro CNPJ e ter as primeiras vendas já realizadas ou uma crescente base de usuários. A seleção será feita por uma rede de avaliadores qualificados que analisarão os projetos submetidos em quatro dimensões: Grau de Inovação, Grau de Maturidade da Empresa, Maturidade da Solução e Equipe.

“Nosso objetivo com o InovAtiva Brasil é promover a conexão das startups aceleradas pelo programa com oportunidades de negócios no mercado privado para a geração de empregos qualificados e renda em todas as regiões do país”, afirma Gustavo Ene, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia.

O ecossistema hoje, ponte para o Brasil de amanhã

Com o intuito de gerar identificação e pertencimento, além de uma experiência imersiva, o InovAtiva Brasil terá “O ecossistema hoje, ponte para o Brasil de amanhã” como tema do ciclo 2020.1. Nele será destacada a importância de nutrir o ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador e capital
de risco para otimizar a procura e aumentar as chances de êxito em investimentos obtidos.

Para ajudar os empreendedores de todo o país que buscam o crescimento dos seus negócios, o programa oferecerá mentorias individuais e coletivas, online e presencialmente; conteúdos especializados de capacitação; possibilidade de conexão com grandes empresas; além de visibilidade e reconhecimento por meio da possibilidade de apresentação da solução para investidores, aceleradoras privadas e executivos de grandes empresas.

As startups que concluírem todas as etapas do processo de aceleração, incluindo a participação no InovAtiva Experience, evento de encerramento do ciclo, receberão benefícios exclusivos, como desconto em produtos, serviços, taxas de associação e participação em eventos.

Sobre o InovAtiva Brasil

O InovAtiva Brasil é um programa gratuito para aceleração de negócios inovadores de qualquer setor e região do Brasil, realizado pelo Ministério da Economia e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias
Inovadoras (CERTI). O programa oferece mentorias, visibilidade às startups e conexão com investidores, grandes empresas e parceiros. Entre 2013 e 2019, mais de 2000 startups de todas as regiões do Brasil participaram do programa e mais de 1000 delas chegaram à fase de apresentar suas soluções em bancas presenciais com investidores.

Conecte-se com o ecossistema local e tire suas dúvidas pessoalmente no Workshop que irá ocorrer hoje (10/03) em Campina Grande.

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Upgrade Versão 1.1

Olá!

Fizemos uma nova atualização na plataforma da comunidade I-BAL@IO.

Segue o changelog:

  • Ajuste nos textos no widget de perfil (traduções)
  • Agora quem criar uma startup e/ou empresa pode editar posteriormente. O botão de editar encontra-se no canto superior direito da tela de visualização (ou ficha) da startup ou empresa.
  • Corrigido bug ao exibir emoctions
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Sobre (vídeo de apresentação)

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Mapear, conectar e engajar os atores de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia locais, com aqueles que desenvolvem inovação, a exemplo de startups, investidores e empresas de base tecnológica, bom como os que necessitam acessá-las, num ambiente único, promovendo negócios e desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação, é o objetivo desta Plataforma. O i-bal@io vai propiciar, ao longo do tempo, uma importante base de informações e de negócios sobre todo o segmento que compõem o Ecossistema de Negócios Digitais da Paraíba.